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Curso OnlineMarketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia

O curso objetiva maior qualidade dos serviços prestados por profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, tornando-os mais competitivos no mercado.

Sobre o Conteúdo

O curso Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia apresenta:

  • Conhecimento: Um curso que visa, acima de tudo, fornecer mais conhecimento aos profissionais na área de Marketing, através de um conteúdo claro, específico e bem desenvolvido;
  • Inovação: Com interatividade e dinâmica, o curso foi desenvolvido com ferramentas inovadoras que pretendem facilitar o aprendizado do profissional;
  • Competitividade: Através do conhecimento repassado aos profissionais, o curso fomentará o aumento na qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, tornando-os mais competitivos no mercado, refletindo, dessa forma, na melhoria da qualidade de vida desses profissionais, dos fornecedores, dos consumidores e do mercado em geral;
  • Qualidade: A qualidade é um valor que a Empresa prioriza em seus produtos. E por isso, não deixa de ser também um valor a ser priorizado pelo curso.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Introdução - Marketing. Esse Famoso Desconhecido

1.1. Teste os seus Conhecimentos
1.2. Mix de Marketing
1.2.1.Os 4 P's do Marketing
1.2.2. Os 'n' P's do Marketing
1.3. Exercícios Propostos
1.4. Teste de Fixação do Conteúdo

Aula 2 - Políticas de Mercado - O Mix de Marketing
2.1. Macropolítica de Produto
 2.1.1. Política de Produto
 2.1.2. Política de Pesquisa Desenvolvimento
 2.1.3. Política de Pesquisa de Mercado
 2.1.4. Política de Procedimentos
 2.1.5. Política de Pessoal
2.2. Macropolítica de Preço
 2.2.1. Política de Precificação
 2.2.2. Política de Negociação de Preços
2.3. Macropolítica de Ponto Comercial
 2.3.1. Política de Instalações
 2.3.2. Política de Disponibilização
2.4. Macropolítica de Promoção
 2.4.1. Política de Imagem
 2.4.2. Política de Relações Públicas
 2.4.3. Política de Propaganda
 2.4.4. Política de Vendas
 2.4.5. Política de Pós-Vendas
 2.4.6. Política de Parcerias
2.5. Exercícios Propostos
2.6. Teste de Fixação do Conteúdo
Aula 3 - Mercado. Uma visão ampliada
3.1. Visão Geral do Mercado
3.2. O Cliente
 3.2.1. Clientes Vampiros
 3.2.2. Clientes Ruins
  3.2.3. Clientes Bons
  3.2.4. Clientes VIP
  3.2.5. Como Identificar os Clientes
   3.2.5.1. Como lidar com os diversos tipos de clientes
3.3. Concorrentes
3.4. Fornecedores
3.5. As Variáveis Sócio-Econômicas, Políticas e Culturais
3.6. Exercícios Propostos
3.7. Teste de Fixação do Conteúdo
Aula 4 - Características da Prestação de Serviços
4.1. Diferenças entre Serviços e Mercadorias
 4.1.1. Intangibilidade
 4.1.2. Variabilidade
 4.1.3. Inarmazenabilidade
 4.1.4. Improtegibilidade
 4.1.5. Precificação Diferenciada
4.2. Diferenças entre Serviços de Engenharia e outros produtos
 4.2.1. Produto de Consumo Restrito
4.2.2. Produto com Alta Componente Intelectual Agregada
4.2.3. Produto Intermediário
4.2.4. Não Gera Satisfação Imediata ao Cliente
4.3. Exercícios Propostos
4.4. Teste de Fixação do Conteúdo
Aula 5 - Sistema de Informações de Marketing
5.1. Tecnologia de Informação
 5.1.1. Sistemas de informação mais comuns
5.2. Exercícios Propostos
5.3. Teste de Fixação do Conteúdo

Aula 6 - Pesquisa em Marketing
6.1. Pesquisa de Origem
6.2. Pesquisa de Satisfação de Clientes
6.3. Exercícios Propostos
6.4. Teste de Fixação do Conteúdo
Aula 7 - Propaganda e Publicidade
7.1. Publicidade e Propaganda
7.2. Mídia Tradicional
 7.2.1. Televisão
 7.2.2. Rádio
 7.2.3. Jornal
 7.2.4. Revista
 7.2.5. Outdoor
7.3. Mídia Alternativa
 7.3.2. Mala-Direta
 7.3.3. Panfletos
 7.3.4. Cartão de Visitas
 7.3.5. Telefone
 7.3.6. Internet
 7.3.7. Venda Pessoal
 7.3.8. Propaganda boca-a-boca
7.4. Exercícios Propostos
7.5. Teste de Fixação do Conteúdo
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing
8.1. Fase 1 - Consciência
 8.1.1. Admissão de que algo (ou tudo) pode estar errado
 8.1.2. Avaliação detalhada da situação atual
 8.1.3. Avaliação das características do mercado
8.2. Fase 2 - Pesquisa e Planejamento
 8.2.1. Segmentação e Posicionamento
 8.2.2. Definição das Políticas de Mercado (Mix de Marketing)
 8.2.3. Definição dos Indicadores de Desempenho
 8.2.4. Definição de Objetivos e Metas
 8.2.5. Definição de Estratégias e Táticas
8.3. Fase 3 - Implementação
 8.3.1. Execução
 8.3.2. Avaliação
 8.3.3. Controle
8.4. Exercícios Propostos
8.5. Teste de Fixação do Conteúdo

Formato

  • Quantidade8aulas
  • Prazo de Conclusão30dias
  • Tempo por Aula4horas
  • Disponível24hpor dia
  • Carga Horária20horas
  • Certificado Digitalapós conclusão
  • Material Didático
  • Fórum
  • Tira Dúvidas

Professor

Ênio Padilha

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e Mestre em Administração pela UNIVALI (2007). Apresenta cursos e palestras sobre gestão de empresas para profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 15.000 profissionais e mais de 150 cidades de todos os estados brasileiros.


Perguntas Frequentes

Quais habilidades esse curso irá me proporcionar?
• Entender significado e importância do marketing, desconectando a ideia de que marketing resume-se apenas a propaganda e adotar conceito de conjunto de políticas de mercado que precisam ser analisadas e gerenciadas de forma simultânea e sintonizada, utilizando 15 políticas de mercado agrupadas em quatro macro políticas fundamentais, sendo as quatro macro políticas: produto, preço, ponto comercial e promoção • Dominar método diferenciado de caracterização dos clientes e atribuir conceituação na rotina de trabalho, sendo os clientes caracterizados como: vampiros, ruins, bons e VIP e como lidar com os diversos tipos de clientes, além disso, distinguir com precisão os agentes atuantes tais como o concorrente, os fornecedores, bem como variáveis que interferem no processo dos tipos socioeconômicas, políticas e culturais • Adotar procedimentos para realizar pesquisas de origem e de satisfação do cliente e a importância das mesmas, além de noções necessárias para aplicação de promoções, promoção de produto ou de empresa.